Conheça a Trilha mais desejada do Rio de Janeiro
A Trilha da Pedra da Gávea é a Trilha do Rio de Janeiro mais procurada pelos aventureiros, montanhistas e amantes da natureza. A Trilha possui um nível avançado para incursão, e para realização desta é sempre recomendável a contratação de guia experiente e utilização de equipamentos de escalada pois a trilha possui lances técnicos de ascensão e descidas.
A Pedra da Gávea é considerada a trilha de batismo para os trilheiros do Rio, talvez seja pelo seu nível de dificuldade, pelo visual ou pelas lendas que envolvem essa misteriosa formação rochosa, e você topa essa aventura?
Do cume da Pedra da Gávea, desfrutamos de uma vista incrível da cidade do Rio de Janeiro, onde podemos avistar outros pontos turísticos, como o Morro Dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Corcovado (Cristo Redentor), o Pão de Açúcar, as praias da Zona Sul, parte da Zona Oeste, a Pedra Bonita, Niterói, Maricá e até a Serra dos Órgãos.
Caso tenha interesse em conhecer outros pontos Turísticos do Estado do Rio de Janeiro, como a Travessia Petrópolis Teresópolis, Agulhas Negras, Mirante do Inferno, Portais de Hércules, Pedra do Telégrafo, Floresta da Tijuca e muitos outros roteiros, é só entrar em contato com a Nossa Agência de Turismo de Aventura, a Botas na Trilha Ecotur, eleita por 3 anos consecutivos com prêmio Travellers’ Choice da TripAdvisor
Onde fica a Pedra da Gávea
A Trilha da Pedra da Gávea está localizada na exuberante Mata Atlântica, inserida no coração do Parque Nacional da Tijuca, mas precisamente entre São Conrado e Barra da Tijuca. Essa trilha oferece a oportunidade única de observar espécies nativas tanto da fauna quanto da flora desse rico bioma.
O acesso à trilha se dá pela Estrada Sorimã, na região conhecida como Barrinha, na Barra da Tijuca. O endereço completo é Estrada Sorimã, 936 – Rio de Janeiro, RJ.
O Parque funciona diariamente, das 08:00 às 17:00.
Observação importante: Lembre-se de que não é permitida a entrada e permanência no Parque fora do horário de funcionamento, sujeitando-se a multa por crime ambiental. Respeitar essas normas contribui para a preservação desse ambiente natural único.
Informaçoes sobre a Pedra da Gávea
- Localização: Parque Nacional da Tijuca
- Endereço: Estrada Sorimã, 936, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
- Distância total: 7 km
- Altitude Máxima: 844m
- Duração total: média de 8 horas
- Esforço físico: Alto
- Tipo de Terreno: trilha entre rochas, com bastante trepa-pedras, escalaminhada e lances técnicos de corda
- Orientação: Boa orientação Via Carrasqueira
- Exposição ao perigo: Alguns lances expostos a altura.
- Exposição ao sol: Média/Alta
Curiosidades
A origem do nome “Pedra da Gávea”
O nome foi dado pela Expedição de Gaspar de Lemos e Américo Vespúcio em 1 de Janeiro de 1502, a mesma expedição à qual deram o nome ao Rio de Janeiro. Ao avistarem o gigante bloco, logo fizeram referência ao cesto de gávea, uma parte da embarcação dos navios portugueses, que fica no mastro do navio.
Mas existem fontes que antes dos Portugueses, o Gigante já tinha um nome, nome dado pelos povos originários tamoios, que chamavam a gigante Rocha de “Metacaranga” que significa “cabeça enfeitada”, “cabeça coroada” ou “cabeça de um deus”.
Como chegar ao cume da Pedra da Gávea
Existem algumas rotas de acesso ao cume da Pedra da Gávea, entre elas temos a Via Tradicional (Via Carrasqueira), a Via P4 (Garganta do Céu), a travessia do Gigante (Pedra Bonita x Pedra da Gávea) e as vias de Escalada.
Dessa forma temos alguns roteiros de aventura.
Trilha da Pedra da Gávea Clássica
Via Carrasqueira: Você irá subir pela trilha principal, conhecida como Via Carrasqueira, onde irá passar pela famosa Carrasqueira, uma via de escalada de 1º Grau, onde é utilizado equipamentos de escalada durante e subida, em seguida seguirá a trilha até chegar ao Platô, onde é feita as principais fotos da Pedra da Gávea, depois das fotos e lanches, é hora de atacar o cume da Pedra da Gávea, local conhecido como Cabeça do Imperador. Para chegar na Cabeça é feita uma pequena trilha com lances técnicos, na Cabeça do Imperador temos alguns pontos conhecidos, como a Cadeirinha, Pedra do Raio e a Pedra da Pirâmide (Ponto mais alto – 844m). O retorno é feito pela mesma trilha de subida, fazendo Rapel na Carrasqueira, logo depois ira passar pelo paredão da Gávea (ponto de foto) e no final da trilha poderá se refrescar na cachoeira Sorimã.
Pontos Visitados
- Pedra do Navio
- Mirante da Laje
- Paredão
- Carrasqueira
- Portal de Agartha
- Platõ
- Cabeça do Imperador
- Pirâmide
- Pedra do Raio
- Cadeirinha
- Cachoeira Sorimâ
Trilha da Pedra da Gávea Completa (Via P4)
Via P4 (Garganta do Céu): No Circuito da Pedra da Gávea você irá subir pela trilha principal, conhecida como Via Carrasqueira, onde irá passar pela famosa Carrasqueira, uma via de escalada de 1º Grau, onde iremos utilizar equipamentos de escalada durante e subida, e iremos até o Platô da Gávea (Mesa do Imperador), onde iremos descansar, lanchar e fazer as famosas fotos. Em seguida iremos para a Cabeça do Imperador, ponto mais alto da Pedra da Gávea, onde temos a Pirâmide, Pedra do Raio e Cabeça do imperador. E a descida será pela Via P4, onde iremos passar pela famosa Garganta do Céu, por final passaremos na Cachoeira
Pontos Visitados
- Pedra do Navio
- Mirante da Laje
- Paredão
- Carrasqueira
- Portal de Agartha
- Platõ
- Cabeça do Imperador
- Pirâmide
- Pedra do Raio
- Cadeirinha
- Garganta
- Cachoeira Sorimâ
Trilha da Garganta do Céu
Nesse roteiro iremos até a Garganta do Céu, sendo assim não é necessário a utilização de equipamentos de escalada. A trilha é íngreme por isso é considerada de nível moderado, possui lances de trepa pedra e raízes, a distância da portaria até a Garganta do Céu é de cerca de 2km, na descida também tem a opção de passar na Cachoeira Sorimã.
Pontos Visitados
- Garganta
- Mirante da P4
- Cachoeira Sorimâ
Dúvidas sobre a Trilha Pedra da Gávea
Pergunta: A Trilha da Pedra da Gávea é perigosa?
Resposta: Toda trilha envolve algum grau de risco, mesmo as mais simples, devido ao potencial de escorregões ou torções em pedras e raízes. No entanto, a Trilha da Pedra da Gávea apresenta desafios adicionais, que são atenuados com a utilização de equipamentos de escalada e orientação de profissionais.:
Pergunta: É preciso ter experiência para subir a Pedra da Gávea?
Resposta: A Trilha da Pedra da Gávea é classificada como uma das mais difíceis na cidade, devido aos trechos técnicos e inclinação acentuada. Portanto, não é recomendada para iniciantes ou pessoas com baixa condição física. Não se preocupe, nossos guias fornecerão orientações nas partes técnicas e garantirão que a escalada seja feita com segurança.
Pergunta: É possível assistir o nascer do sol na Pedra da Gávea?
Resposta: Infelizmente, não é possível. A Trilha da Pedra da Gávea está localizada no Parque Nacional da Tijuca, uma Unidade de Conservação Federal. O parque opera das 08:00 às 17:00, e qualquer entrada ou permanência fora desses horários é considerada uma violação ambiental sujeita a multa.
Pergunta: Quanto tempo leva para percorrer a Trilha da Pedra da Gávea?
Resposta: A trilha normalmente leva cerca de 8 horas, incluindo a subida, a descida, pausas para fotos no cume e o tempo necessário para equipar-se com os equipamentos de escalada e rapel. Nossa prioridade é sempre a segurança e a experiência dos montanhistas.
Pergunta: Qual é a distância da Trilha da Pedra da Gávea?
Resposta: A distância total da Portaria até o Cume é de aproximadamente 3,6 km, atingindo uma altitude de 844 metros.
Pergunta: Como chegar à Trilha da Pedra da Gávea?
Resposta: O acesso à trilha é feito pela Estrada Sorimã, na região conhecida como Barrinha, na Barra da Tijuca. O endereço completo é Estrada Sorimã, 936 – Itanhangá.